AEE

Área de Estudo do Espiritismo

A Área de Estudo do Espiritismo (AEE) da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora tem como referência doutrinária as obras espíritas codificadas por Allan Kardec e as de autores, encarnados e desencarnados, que sejam coerentes com a Codificação Espírita. Considera-se como referência de transformação moral o conhecimento e a vivência do Evangelho de Jesus (Resolução CFN/2014).

Objetivos:

1. Incentivar e orientar o processo de implantação, organização e consolidação de estudo regular do Espiritismo nas instituições espíritas;

2. Orientar os órgãos de unificação a estimular o público espírita e não espírita a estudar sistematicamente o Espiritismo;

3. Fortalecer a articulação e a integração entre as áreas, núcleos e setores de atividades nas instituições espíritas;

4. Manter em funcionamento os programas de estudo já existentes em âmbito nacional;

5. Valorizar iniciativas de cursos efetivados pelas entidades federativas estaduais após seu acompanhamento;

6. Evitar a adoção nos cursos de processos e métodos típicos de escolarização (Resolução CFN/2014).

Podcasts

Ser Espírita

O podcast Ser Espírita é uma iniciativa das Áreas de Estudo do Espiritismo (AEE) 📚 e de Comunicação Social Espírita (ACSE) 📢 da AME/JF, cujo objetivo é abordar temas básicos da Doutrina Espírita de forma clara e objetiva, destinado, principalmente, ao público que desconhece o Espiritismo e deseja conhecê-lo. Ouça nossa playlist no YouTube ou no Spotify.

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre os podcasts, informe-nos pelo formulário. Teremos prazer em auxiliá-lo!

Sou Espírita

O podcast Sou Espírita é outra iniciativa das Áreas de Estudo do Espiritismo (AEE) 📚 e de Comunicação Social Espírita (ACSE) 📢 da AME/JF, cujo objetivo é abordar temas da Doutrina Espírita de forma clara e objetiva, destinado, principalmente, ao público espírita que procura prosseguir em seus estudos. Ouça nossa playlist no YouTube ou no Spotify.

Downloads

A Gênese – 150 anos

Em comemoração pelos 150 anos de publicação da quinta obra da Codificação Espírita, os trabalhadores Alcione Andries e Henderson Lopes realizaram importante seminário, dividido em duas partes.

EADE: Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita

O EADE tem como proposta proporcionar ao espírita a oportunidade de aprofundar temas que conduzam à reflexão sobre a importância da melhoria moral, tendo em vista o progresso do Espírito.

Tem como objetivos favorecer o desenvolvimento da consciência espírita, necessário ao aprimoramento moral do ser humano, e aperfeiçoar o conhecimento do Espiritismo, por meio de estudos, leituras, pesquisas, análises, correlações e reflexões de assuntos existentes nas obras espíritas de referência.

Para isso, há um rico material organizado pela FEB.

ESDE: Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

O ESDE tem por finalidade estudar a Doutrina Espírita, fundamentando-se nas obras básicas da Codificação, de forma sistemática, principiando pelos temas mais simples em direção aos mais complexos.

Oferece aos participantes a oportunidade do estudo conjunto, estimulando-os a buscar por si mesmos, por meio da pesquisa individual, os caminhos para o próprio processo iluminativo. O ESDE é um estudo que convida à prática da vivência cristã. Para isso, alguns documentos são importantes:

Grupos de Estudo

Orientações para estudo doutrinário

Palestras públicas

Redimensionar fonte