AEEJ

Área de Estudo do Evangelho de Jesus

A Área de Estudo do Evangelho de Jesus (AEEJ) da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora propõe divulgar e implementar nas casas espíritas, em consonância com os demais órgãos que compõem o Movimento Federativo Estadual, o sistema de Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ), em perfeita sintonia com os postulados espíritas já delineados nas obras básicas da Codificação Kardequiana, na obra do Espírito Emmanuel, pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier, e de outros autores credenciados da literatura espírita subsidiária.

Para atingir estes objetivos, propõe-se a:

1. Incentivar, orientar e apoiar a formação de grupos de EMEJ nas casas espíritas;

2. Incentivar, orientar e apoiar a prática do EMEJ nas reuniões do Conselho Espírita Municipal (CEM), do Conselho Regional Espírita (CRE) e do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), que compõem o esquema federativo mineiro, objetivando a evangelização de todos os trabalhadores espíritas;

3. Produzir e disponibilizar material de apoio pedagógico para a implantação e desenvolvimento da atividade do EMEJ juntamente à União Espírita Mineira (UEM);

4. Realizar palestras, cursos e encontros sobre temas que favoreçam o entendimento e a divulgação do EMEJ, objetivando a sensibilização da comunidade espírita para a necessidade do estudo e da vivência do Evangelho de Jesus;

5. Realizar palestras, cursos e encontros sobre temas que favoreçam a prática do método do EMEJ, tendo como público-alvo participantes e coordenadores de reuniões;

6. Desenvolver práticas e conteúdos que promovam a integração entre a AEEJ e as demais áreas que compõem as atividades do COFEMG.

INFORMES INICIAIS:

1 – O que é o AEEJ?

Trata-se de uma área de trabalho, que tem por proposta o aprofundamento dos estudos do Evangelho de Jesus nos centros espíritas.

2 – Como começou?

Sendo desenvolvido inicialmente no Centro Espírita Emmanuel, em Belo Horizonte, e hoje abraçado pela UEM, vem se difundindo em largas passadas, por trabalho árduo e dedicado de irmãos tanto daquela casa espírita como daquela federativa.

3 – Como fazer?

Conquanto os órgãos unificadores não interfiram na administração das casas espíritas, sugerem algumas metodologias de estudos através das chamadas OFICINAS DE ESTUDOS DO EVANGELHO, nas quais são apresentadas metodologias de estudo por companheiros que já trazem largas experiências neste labor.

Por experiência estatística, metodologias adotadas por várias casas já foram levantadas, sendo que algumas optaram por estudar Jesus pelas parábolas, outras pelas passagens do Evangelho, e outras pelo modelo inicial, que é chamado carinhosamente de EMEJ (Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus), em que se discute cada versículo detalhadamente. O estudo, dependendo de cada casa, dura em média uma hora e ocorre uma vez por semana. Cabe aos participantes a pesquisa e o aprofundamento no tema antes e após os encontros.

São obras de apoio:

  • Novo Testamento;
  • Codificação Espírita;
  • Obras do Espírito Emmanuel, pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier (notadamente, a coletânea O Evangelho por Emmanuel, editada pela FEB), entre muitas outras.

4 – Onde obter mais informações?

A AME/JF tem promovido oficinas, que têm trazido grandes subsídios para o aprimoramento daqueles que já realizam o EMEJ em suas casas, bem como àqueles que, porventura, decidirem por iniciá-lo. Além disso, a AEEJ tem procurado prestar esclarecimentos quando procurado, mantendo também contato com a AEEJ da UEM.

Seminários

Redimensionar fonte