Inclusão

Vejamos que meios o Pai misericordioso me pôs ao alcance para suavizar o sofrimento do meu irmão. Vejamos se as minhas consolações morais, o meu amparo material ou meus conselhos poderão ajudá-lo a vencer essa prova com mais energia, paciência e resignação. Vejamos mesmo se Deus não me pôs nas mãos os meios de fazer que cesse esse sofrimento; se não me deu a mim, também como prova, como expiação talvez, deter o mal e substitui-lo pela paz. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, c. 5, i. 27)

A partir de uma sensibilização promovida pela União Espírita Mineira (UEM) na ocasião da reunião do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), em abril de 2017, foi percebida a necessidade de se pensar no acolhimento da pessoa com deficiência nas instituições espíritas de nossa região. Para isso, os Departamentos de Evangelização do Jovem (DEJ), de Evangelização da Criança (DEC) e de Comunicação Social Espírita (DCSE) da AME/JF iniciaram o projeto Inclusão. Após passar pela coordenação do Departamento de Assuntos da Família (DAF), o projeto agora está sob responsabilidade do Departamento de Comunicação Social Espírita (DCSE).

Este projeto tem por objetivo propor iniciativas inclusivas nas atividades e trabalhos do centro espírita, ou seja, permitir que pessoas com deficiência tenham melhores condições de assistir a uma palestra espírita, participar de grupos de estudo ou de evangelização infantojuvenil etc., como também, dentro de suas possibilidades, trabalhar nessas atividades.

Neste sentido, as iniciativas propostas até o momento são:

  • Para o surdo/pessoa com deficiência auditiva:
    • Elaboração e distribuição de informativos sobre os cuidados que o centro espírita deve promover a fim de facilitar o acolhimento do surdo;
    • Incentivo e promoção de palestras com interpretação em LIBRAS;
    • Produção de vídeos em LIBRAS com interpretação de palestras, livros ou de divulgação de iniciativas do projeto;
    • Desenvolvimento de cursos de LIBRAS na AME/JF para formação de novos intérpretes;
    • Instalação e promoção de ferramentas computacionais que facilitem a acessibilidade do surdo a sites e redes sociais.
  • Para o cego/ pessoa com deficiência visual:
    • Elaboração e distribuição de informativos sobre os cuidados que o centro espírita deve promover a fim de facilitar o acolhimento do cego;
    • Interpretação de livros espíritas infantis em áudio (audiobooks);
    • Divulgação no site da AME/JF de livros em áudio (audiobooks);
    • Disponibilização para consulta de livros espíritas em Braille na sede da AME/JF;
    • Instalação e promoção de ferramentas computacionais que facilitem a acessibilidade do cego a sites e redes sociais.
  • Para a pessoa com deficiência física:
    • Elaboração e distribuição de informativos sobre os cuidados que o centro espírita deve promover a fim de facilitar o acolhimento da pessoa com deficiência física;
    • Orientação quanto a equipamentos e adequações que podem facilitar seu acesso ao centro espírita.
  • Para a pessoa com deficiência intelectual:
    • Elaboração e distribuição de informativos sobre os cuidados que o centro espírita deve promover a fim de facilitar o acolhimento da pessoa com deficiência intelectual;
    • Reunião no site da AME/JF de documentos e/ou links que indiquem materiais de apoio ao trabalho com a pessoa com deficiência intelectual.

A equipe do projeto permanece estudando outras iniciativas relativas a todas as deficiências.

Enfim, convidamos todos os centros espíritas a divulgarem estas iniciativas, a procurar a AME/JF em caso de dúvidas ou mesmo a sugerir novas propostas que possam enriquecer o projeto Inclusão.

Materiais de apoio

Seguem os materiais que embasaram nossas iniciativas até o momento. As referências estão indicadas nos próprios arquivos. Destacamos que é sempre importante a busca de novos documentos e orientações dos órgãos públicos e especializados, visto que as iniciativas e recomendações se atualizam com frequência.

Cartilhas

Material já adotado em âmbito estadual, essas cartilhas têm por objetivo fornecer uma orientação inicial para que o centro espírita promova a inclusão em seus trabalhos e atividades.

Audiobooks

Seguem alguns sites que disponibilizam livros espíritas em áudio gratuitamente. Destacamos que as publicações são de responsabilidade dos próprios sites e, em acordo com Kardec, sempre recomendamos análise criteriosa dos conteúdos.

Além disso, a Federação Espírita Brasileira acaba de lançar em áudio o livro Nosso Lar, de André Luiz, pela mediunidade de Chico Xavier. Outros audiobooks com gravação profissional também podem ser adquiridos nesse site. Conheça!

Livros em Braille

A AME/JF possui um acervo de livros espíritas em Braille, que inclui a Codificação Espírita e algumas obras subsidiárias. Essas obras foram impressas pela Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille (SPLEB), que promove um belíssimo trabalho em prol da divulgação do Espiritismo junto aos cegos.

Acessibilidade nas instalações da AME/JF

De forma a facilitar o acesso de pessoas com deficiência à AME/JF e com o objetivo de incentivar os centros espíritas constituintes a se preocuparem com isso, já foram instaladas placas táteis em Braille e placas com sinais em Libras em toda a instituição. Além disso, já estamos estudando possibilidades de instalação de um elevador para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física e limitação de locomoção a todos os andares.

Nos sites da AME/JF e da revista O Médium foram também instaladas as ferramentas VLibras, que permite a interpretação de textos do site em Libras, e Acessibility Helper Sidebar, que facilita a leitura das páginas a pessoas com baixa visão ou dificuldades relacionadas.

Dicionário Espírita em Libras

Esta inciativa do Grupo de Estudos Surdos Espíritas de Belo Horizonte é de grande importância para o avanço da Libras no Movimento Espírita. Conheça o dicionário.

Cursos de Libras

Cursos de Libras também têm sido promovidos regularmente com o objetivo de formar intérpretes que possam promover a inclusão dos surdos em nossas atividades espíritas.

Vídeos promocionais

Em nosso canal do Youtube há também uma sequência de vídeos sobre nosso trabalho de Inclusão!

Redimensionar fonte