AFAM

Área da Família

A Área da Família (AFAM) da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora tem por objetivo promover , de forma sistemática e também em caráter especial, atividades que visem a orientar e apoiar as instituições constituintes em seus trabalhos voltados para a família.
Para atendimento de suas atribuições, a AFAM promove:

1. O Encontro à Luz do Espiritismo (ENLUZES) no período do carnaval, que reúne pessoas a partir dos 24 anos que desejam realizar o estudo da Doutrina Espírita nesse período;

2. A Confraternização Espírita de Juiz de Fora (COEJUF) que é um encontro de dois dias voltado para casais que desejam estudar e compreender seus relacionamentos à luz da Doutrina Espírita;

3. A Campanha do Setembro Amarelo, que é feita ao longo do mês de setembro, com cartazes e seminários voltados ao tema da valorização da vida;

4. A produção de vídeos (Compromisso Afetivo) nas redes sociais da AME, com intuito de divulgar o tema das relações afetivas à luz do Espiritismo.

Para conhecer melhor o que é a AFAM, a que se propõe e como criá-la, elaboramos uma cartilha: conheça e divulgue!

ENLUZES

O Encontro à Luz do Espiritismo (ENLUZES) no período do carnaval reúne pessoas a partir dos 24 anos que desejam realizar o estudo da Doutrina Espírita nesse período.

EVE

O I Encontro Virtual Espírita (EVE), realizado em parceria com o DEJ/AME/JF, se apresenta como uma alternativa viável para a reunião de jovens e adultos no período de Carnaval de 2021, mantendo ainda o isolamento social tão necessário em decorrência da pandemia de COVID-19. O tema deste primeiro encontro é “O Consolador Prometido – A certeza que eu sinto é o meu porto seguro”. Com a programação pretende-se discutir o papel do Espiritismo como Consolador Prometido por Jesus, explicando com isso as angústias e as alegrias da vida terrena. A partir daí refletiremos sobre a fé e a necessidade de transformação interna e externa decorrente dessa compreensão. Para informações sobre o evento, clique aqui.

Encontro de Casais

O Encontro Espírita de Casais é uma iniciativa da AFAM,  Área da Família da AME/JF. Tem como proposta ser um espaço para refletirmos, de forma clara e alinhada aos ensinos da Doutrina Espírita, sobre questões referentes aos compromissos afetivos. 

III Encontro de Casais
II Encontro de Casais

I Encontro de Casais

FamíliaCast

Alinhado ao movimento mundial de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, esta série de podcasts aborda a temática do suicídio em um bate papo profundo e esclarecedor com vários entrevistados. Quatro são os temas abordados: Comunicação Efetiva na Prevenção ao Suicídio, Suicídio na Juventude, Suicídio na Terceira Idade e Suicídio na Infância. Cada episódio conta com um moderador e a participação de três  convidados, inclusive de outros estados do país, que contribuíram com suas experiências  sobre o tema. Abordando o tema sempre à luz do Consolador Prometido, e sempre com respeito e empatia, a equipe da AFAM acredita que o FamíliaCast poderá, além de esclarecer, alcançar e tocar os corações que necessitam de consolo e esperança para se fortalecerem. Clique no título para ouvir!

Comunicação Efetiva na Prevenção ao Suicídio

Qual a melhor forma de auxiliarmos alguém que está com ideação suicida? Como compreender e abordar o sofrimento dos sobreviventes? E, com relação aos enlutados, qual a melhor forma de nos aproximarmos deles? Para conversar sobre essas e outras perguntas, temos conosco Mariana de Abreu Costa, psiquiatra e coordenadora do Núcleo Yvonne Pereira da Associação Médico Espírita do Rio Grande do Sul, , de Porto Alegre-RS; Vívian Zicker, psicóloga e representante no Brasil da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC); e Gerson Sobrinho, responsável pela criação do posto CVV-JF (Centro de Valorização da Vida de Juiz de Fora).

Suicídio na Juventude

O Cyberbulling tem sido um fator desencadeador de ideação suicida? Como a família, a escola e a comunidade podem auxiliar os jovens que apresentam pensamentos suicidas? Para conversar sobre essas e outras perguntas, temos conosco Júlia Batista Afonso, psicóloga, especializanda em Saúde da Família; Victória Alexandre Silva de Almeida, acadêmica de psicologia e fundadora do NIVV (Nenhuma Ideia Vale uma Vida) e Luis Filipe Sarmento Campos, acadêmico de Medicina e participante do projeto SOS Saúde Mental, que atua em escolas estaduais e municipais, conscientizando sobre a Valorização da vida e a prevenção do suicídio em Juiz de Fora.

Suicídio na Terceira Idade

Como a família pode auxiliar no acolhimento ao idoso, em especial nesse momento de isolamento social? A quais comportamentos do idoso com ideação suicida a família deve estar atenta? Para conversar sobre essas e outras perguntas sobre o tema, temos conosco Wellington Balbo, pesquisador do tema e autor do livro Evite a Rota do Suicídio, de Salvador-BA; Najla Loureiro, diretora da Área da Família (AFAM) da União Espírita Mineira, de Belo Horizonte-MG; e Maria das Graças Nascimento, trabalhadora da Área da Família (AFAM) da Aliança Municipal Espírita de Juiz de fora.

Suicídio na Infância

A quais falas e comportamentos de uma criança com ideação suicida devem estar atentos seus cuidadores? Como a família que vive a dificuldade do filho com ideação suicida pode se fortalecer espiritualmente? Para conversar sobre essas e outras perguntas sobre o tema temos conosco Letícia Cabrera, psicóloga e membro do Núcleo Yvonne Pereira da Associação Médico Espírita do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre-RS; Lílian Barcaro Machado, psicóloga, terapeuta comunitária integrativa com abordagem no sofrimento humano, de Juiz de Fora-MG; e Scheila Mara Batista Pereira, pedagoga e educadora de crianças e jovens, de Juiz de Fora-MG.

Campanha pela proteção da Vida


A AFAM/AME/JF promove uma campanha em favor da paz em todos os seus aspectos. Com a percepção do aumento dos casos de violência neste período de pandemia, alguns posts têm sido feitos com o intuito de despertar a sociedade quanto à importância de se enfrentar o problema.


Compromisso afetivo

Estes vídeos, postados nas redes sociais da AME, têm o intuito de divulgar o tema das relações afetivas à luz do Espiritismo.

Evangelho no Lar

Você tem o hábito de realizar o Evangelho no Lar? Em momentos como o que estamos enfrentando, essa é uma ferramenta fundamental para o equilíbrio familiar. Confira nesses infográficos, produzidos em parceria com o Departamento de Atendimento Espiritual, a importância dessa prática!

Redimensionar fonte